quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Produção de mandioca em Nova Esperança do Piriá supera 20 toneladas



Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 04/02/2013 às 17:49
O aumento da produtividade anual por hectare, que passou de nove toneladas de raiz para uma média superior a 20 toneladas, é um dos resultados do trabalho desenvolvido há dois anos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), com agricultores de Nova Esperança do Piriá, município do nordeste paraense.

A produção de mandioca está sendo orientada em 11 Unidades Demonstrativas (UD) no município, com a utilização de métodos comparativos entre o cultivo convencional, o trio da produtividade e o plantio direto. Nas Unidades é avaliado o desempenho de cada sistema de manejo, e analisados, junto com os agricultores, os custos de produção, comparados com outros sistemas.

Em Nova Esperança do Piriá a produtividade não chegava a nove toneladas de raiz por hectare. A baixa produtividade refletia o manejo incorreto do cultivo da mandioca pelos pequenos agricultores, “devido à falta de acesso à tecnologia, e também ao baixo nível de escolaridade da maioria”, segundo o chefe do escritório local da empresa, o técnico agropecuário Elcyley Dias da Silva.

Seleção - A proposta de implantação das Unidades Demonstrativas prevê a utilização de fundamentos básicos do sistema de produção denominado trio da produtividade, que considera a seleção de manivas-sementes, arranjos de plantio e o controle de plantas daninhas, visando o aumento da produtividade e maior rentabilidade para os agricultores.

Daniel de Moura, dono de uma propriedade na comunidade Novo Horizonte, investiu na variedade “Maranhense”, e alcançou uma produtividade de 25 toneladas de raiz por hectare.
Nas propriedades de Moisés Lima, na comunidade São João do Coraci, e de José Rodrigues, na comunidade Palestina, as UDs produziram 22 toneladas de raiz por hectare. Segundo Elcyley Silva, os produtores também estão sendo incentivados a produzir alimentos destinados ao consumo das famílias e dos animais. Essas outras culturas são ainda uma fonte de renda alternativa.

Monitoramento - A Emater faz o acompanhamento da Unidade Demonstrativa, registrando as principais técnicas adotadas no cultivo de mandioca. “Utilizamos como procedimento metodológico o diálogo com as famílias sobre a Unidade Demonstrativa, enfatizando finalidade, instalação, escolha da área e demarcação. Todas as fases e objetivos da UD foram definidos de forma participativa. Dividimos as atividades entre os participantes, estabelecendo a gestão e as responsabilidades compartilhadas”, explicou Elcyley Silva.

Um dos objetivos da Emater é empregar nas UDs tecnologias e práticas acessíveis e compatíveis às potencialidades locais e à capacidade produtiva do agricultor. “Respeitamos os valores socioculturais do local. Para isso, definimos técnicas e práticas a serem introduzidas no cultivo da mandioca, e construímos instrumentos de monitoramento e avaliação do processo e dos resultados obtidos. Em breve iniciaremos ciclos de palestras, para demonstrar aos agricultores do município os resultados alcançados”, destacou Elcyley Silva.

O Pará lidera a produção nacional de raiz de mandioca, com 4,7 milhões de toneladas na safra 2011/2012 – o equivalente a 19,19% da produção nacional.

Texto:
 
Kenny Teixeira - Emater
Fone: (91) 3256-5410 / (91) 8883-9329
Email: ascomematerpara@gmail.com

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural
Rod. BR 316, Km 12 S/N. Marituba-PA. CEP: 67.105-970
Fone: (91) 3256-1931 / 2644
Site: www.emater.pa.gov.br Email: presidencia@emater.pa.gov.br / gabinete@emater.pa.gov.br

2 comentários: