terça-feira, 8 de janeiro de 2013

PROJETO DE PISCICULTURA DE CURRALINHO NO MARAJÓ MOSTRA SEUS PRIMEIROS RESULTADOS


PROJETO DE PISCICULTURA DE CURRALINHO NO MARAJÓ MOSTRA SEUS PRIMEIROS RESULTADOS
Em um ano de acompanhamento os agroextrativistas do Rio Boa Esperança do município de Curralinho /Arquipelago do Marajó começam a perceber os resultados dos seus projetos.
Projeto idealizado pela comunidade e acompanhado pela EMATER-PA através do ESLOC do Municipio completa um ano em processo de criação e os resultados são excelentes, pois obtivermos redução de até um quinto no uso de ração comercial e atingimos o peso estipulado no projeto, temos peixe de até 1,3kg  diz José Maria Engº de Pesca voluntário do projeto.
Outro ponto possitivo observado é que já se inicia um novo repovoamento dos viveiros de produção para próxima safra, pois as vendas dos tambaqui estão com todo vapor no mercado local sem precisar que os produtores se desloque para gandes centros urbanos e isso favorece em um alimento seguro, saudável e com preço justos. Diz Engº Agrº Sandro Pinheiro  - Coordenador do escritório local da EMATER-PA.
É visível a diferença no dia a dia das familias, pois não so com a renda oriunda da piscicultura, mas sim também com uma perspectiva de turismo de base comunitária a familiar do Sr. Ducimar Moraes fez uma linda reforma na sua residência para hospedar seus futuros viajantes.
Em um mesmo momento é realizado o povoamento de mais um projeto o do Sr. Miguel Baratinha de Moraes, o qual relata que estava muito ansioso, pois já vinha acompanhando o resultado dos amigos do seu rio.
Um dos principais objetivos é diversificar a produção gerando alimento seguro e renda o ano todo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário